terça-feira, 16 de março de 2010

Fossa de Babel Episódio 99




Depois de ter acalmado o professor e a hora já ia adiantada tive que me contentar com uma refeição de lentilhas ao estilo macrobiótico que me deixou farto mas insípido.
Dirigi-me ao alpendre acendi um cigarro e reflecti o que estava cansado sentei-me num largo tronco e tornei a reflectir:
-Em alquimia, a rosa branca e a rosa vermelha são símbolos conhecidos da tintura lunar e da tintura solar, as quais são utilizadas para encontrar a pedra filosofal.
A Pedra Filosofal (Medicina Universal, Lápis Filosoforum) era o principal objectivo dos alquimistas. Segundo a lenda, era um objecto que poderia aproximar o homem de Deus. Com ela o alquimista poderia transmutar qualquer metal inferior em ouro, como também obter o Elixir da Longa Vida que permitiria prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado pelos alquimistas de "A Grande Obra" . O que ainda não tinha conseguido para os homens já o teria conseguido com as árvores o professor Acácia e era indecente o que estavam a fazer com ele, comigo já há muito tempo sabia que eu era uma parte do problema, viam-me como um marginal braço armado.Mas o nosso ouro esta perto neste caso diamantes , e com eles o nosso sonho de reflorestar a Fossa.
Espreguiço-me de novo no alprende e lembro-me da canção de António Gedeão:

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer

como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos

como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam
como estas árvores que gritam
em bebedeiras de azul
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário